Sextou na Ásia

#SextouNaAsia | 新年快乐! Tradições do Ano Novo chinês

Por Letícia Leite (graduanda em Letras– Pt/Esp pela UFRPE)

No ano de 2022, ou 4.720 na China, as festividades de primavera, que marcam a virada de ano, se iniciaram no dia 1 de fevereiro e devem se estender ao longo de cerca de 2 semanas marcadas de comemorações e cheia de tradições que representam a cultura do país. Mas Ano Novo em fevereiro, ano 4.720, ano do tigre, decorações vermelhas por toda parte? Calma, basta continuar lendo para entender um pouco mais sobre tudo isso!

Na China, assim como em alguns outros países da Ásia, se utiliza o calendário lunar, que segue uma forma de marcação do tempo um pouco diferente do calendário gregoriano, ou solar, utilizado aqui no ocidente. O calendário lunar, como seu nome antecipa, acompanha as fases da lua, que durante o ano possui 12 lunações (fases completas de uma lua até a outra), de 29 ou 30 dias, fazendo com que os anos tenham 354 ou 355 dias. 

A chegada do Ano Novo é marcado pela primeira Lua Nova após o solstício de inverno, uma espécie de anúncio da vinda da primavera – por isso no mesmo período se comemora o festival da primavera (春节 – chun jie). A data em que ocorre, entretanto, não acontece sempre ao fim de uma contagem fixa de dias, como estamos acostumados, porque as fases da lua não acompanham uma passagem de tempo tão precisa, por isso ela geralmente varia entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.

Outra curiosidade é a associação de animais aos anos. Essa relação ocorre em função do Budismo e da Astrologia. Segundo o Budismo, Buda convocou uma reunião com os bichos para decidir como seria o calendário, mas apenas 12 foram ao seu encontro. Esses que compareceram então, foram homenageados com uma posição, no ciclo que se encerra a cada 12 anos, de acordo com sua ordem de chegada. 

A outra versão, atrelada ao horóscopo chinês, é a de que o Imperador de Jade, regente dos céus, organizou uma corrida entre animais com o objetivo de medir o tempo com base na passagem da lua e, entre os animais participantes, os doze primeiros a terminar fariam parte do ciclo lunar, sendo cada ano atribuído a um deles. Acredita-se também que cada um dos animais vencedores representam características do ser humano e que sua personalidade ao longo da vida será determinada a partir do animal correspondente ao ano do seu nascimento.

O rato foi o primeiro animal do ciclo, ele representa o bom humor, esperteza, charme e lealdade. O segundo animal a chegar foi o boi, que simboliza a paciência, o trabalho árduo, a confiabilidade e a seriedade. O tigre, chegou logo após o boi, e simboliza ambição, coragem, intensidade e agressividade. Em seguida vem o coelho, que possui a gentileza, sensibilidade, sorte e popularidade como características. O dragão, o quinto, é o símbolo da sabedoria, poder, energia e carisma e simboliza a chuva para os camponeses. A serpente, em seguida, representa a análise, ciúmes, generosidade e inteligência. O cavalo, o sétimo, é a personificação do desejo de viajar, a impaciência, a popularidade e a atração.  A cabra, o oitavo animal, representa a criatividade, insegurança, simpatia e a timidez. O macaco, retratado como bem-sucedido, enérgico, enganoso, inventivo, divertido e otimista, ocupa a nona posição. O galo, na posição seguinte, corresponde a honestidade, praticidade e orgulho. O cachorro, em penúltimo lugar, tem a honestidade, lealdade, mau humor e sensibilidade como suas características. E, por fim, o porco é símbolo de inteligência, sinceridade, perfeccionismo e nobreza. 

Imagem 1: ciclo do horoscopo chinês

No ano de 2020 iniciou-se um novo ciclo, com o rato, que é o primeiro animal do horóscopo chinês. O ano de 4.720, iniciado em 2022, por sua vez, é representado pelo tigre, o terceiro da sequência. Segundo a tradição e as características do animal, ele simboliza poder, ambição, coragem, confiança, intensidade, força, liderança e agressividade. O tigre gosta de novas aventuras e é hábil com novos desafios, é conhecido por seu amor à vida e é ainda um animal que espanta mau agouros. De acordo com o que acredita a mitologia chinesa, o Ano do Tigre, por ser associado à vitalidade e força, traz esperança e vem sendo encarado como um ano “definitivo” para o fim da pandemia.

A junção das comemorações de um novo ano com o festival da primavera resultam em 15 dias de comemorações, onde a cada dia uma atividade diferente é dedicada. Na véspera, a tradição é ter um jantar com a família, com a presença de peixe (鱼 – yu) no banquete, pois o som se assemelha ao som da palavra abundância,como na frase “(que você) tenha abundância ano após ano! (年年有余! – nian nian you yu).

Os dois primeiros dias são dedicados a passar com familiares e amigos, além de um momento para rezar pelos antepassados, no 3º dia se evita sair de casa e no 4º os genros e noras visitam os sogros. O dia da primeira lua é o 5º dia, nele dá-se as boas vindas ao Deus da Fortuna, não se fazem visitas nesse dia pois isso pode causar má sorte para as duas partes. Assim como em outros países asiáticos, todas as pessoas ficam 1 ano mais velhas na passagem do ano e no 7º dia se comemora o “aniversário de toda a gente” (人热 – ren re) – essa data de aniversário é geralmente mais importante e comemorada que o dia do nascimento. No dia seguinte, as famílias se reúnem novamente para um jantar e uma reza à meia noite aos Deuses do Céu (天宫 – tian gong).

Nos dias 9 e 10 não se deve secar roupas no Sol ou lavar roupas, respectivamente e entre os dias 11 e 14 há uma pausa. O último dia, o 15º, é o dia mais esperado pois é quando ocorre o Festival das Lanternas (元宵节 – yuan xiao jie) e se tem o costume de comer bolos feitos à base de arroz doce. A queima de fogos também esteve presente desde a China antiga como marco das festividades, mas desde 2015 os fogos de artifício foram proibidos e atualmente se utilizam drones para fazer um show de luzes no céu. 

Imagem 2: festival de lanternas – Philippe LEJEANVRE 

Entre as comidas que não podem faltar nesses dias de comemorações, além do peixe e dos bolos já mencionados, outros pratos que não devem faltar são: brócolis, couve-flor, tangerinas e rolinho primavera, que representam riquezas; galinha e jiaozi em formato de meia lua, para a prosperidade; noodles, para longevidade; camarão, para felicidade; além de doces como pudins de arroz gelatinosos, zong zi (arroz gelatinoso envolvido em folhas de bambu) etc, que atraem uma vida mais doce para o novo ano. 

Para o quesito decoração, alguns pontos também são essenciais. As casas são decoradas com lanternas vermelhas, flores e frutas, a decoração deve ser alegre e repleta de vermelho e dourado. Essas cores estão presentes em qualquer coisa durante esse período, lanternas, tigelas de frutas, nas portas das casas, nós chineses, caracteres que tragam prosperidade e boa sorte… O que importa é se rodear dessas cores que são consideradas vivas, felizes e significam boa sorte, dinheiro e prosperidade. 

Além disso, outro item vermelho e muito marcante nesta comemoração são os envelopes vermelhos (红包 – hong bao) que são dados de presente, geralmente para os mais jovens, com alguma quantia em dinheiro dentro – mas sempre em valores pares, isso também é importante – como votos de boa fortuna. Para aqueles que já passaram da idade de receber os famosos envelopes, há normalmente a troca de pequenos presentes como comidas típicas, chá, frutas e doces entre familiares e amigos. 

Imagem 3: envelopes vermelhos (红包 – hong bao) feitos pelo design gráfico Li Danan

Por fim, existem ainda algumas superstições a se seguir para ter um ano afortunado. Algumas delas são:

  • Toda a casa deve ser limpa e arrumada antes da virada, mas no primeiro dia do ano se deve varrer a casa, para não varrer o dinheiro para fora;
  •  Não ter em casa durante a virada do ano flores e plantas sem vida, ou que estão morrendo, deve se trocar tudo por vasos com plantas novas;
  • Não se deve lavar o cabelo no dia de ano novo para não “lavar” a boa sorte para o novo ano;
  • Pagar todas as contas atrasada e dívidas com amigos e familiares antes de começar o ano;
  • Usar roupas e sapatos novos, principalmente na cor vermelha;
  • Queimar fogos de artifício na véspera para celebrar o novo ano e afastar o mal e espíritos;
  • Evitar chorar no primeiro dia, porque isso pode trazer momentos tristes no resto do ano;
  • Não se deve comprar livros, pois a palavra livro, soa como perder;
  • Não se deve cortar o cabelo, para não “cortar” a fortuna para o novo ano.

Esses são apenas alguns pontos e um breve resumo da riqueza de cultura e tradição que permeia essa festividade tão importante para o país. É possível perceber como o Ano Novo chinês, apesar de cheio de diferenças do Ano Novo ocidental, é igualmente importante para as pessoas, que aproveitam a data para festejar, se reunir com familiares e visitar amigos. 

Essa data é comemorada inclusive ao redor do mundo, em países que receberam influências da cultura chinesa e países que possuem uma grande concentração de chineses. Apesar do uso do calendário gregoriano na maior parte do mundo, assim como também atualmente na China, para questões administrativas e do dia a dia, os chineses mantêm conservadas suas festividades tradicionais, segundo as datas do calendário lunar, onde quer que estejam.


Referências 

Ano Novo Chinês e suas tradições. Disponível em: https://chinanaminhavida.com/2022/01/18/ano-novo-chines-e-suas-tradicoes/. Acesso em: 01 de fev. 2022.

O Significado dos Animais no Horóscopo Chinês. Disponível em:  http://www.br.ccb.com/menu/Institucional/Noticias/O-Significado-dos-Animais-no-Horoscopo-Chines-206.html?from%5Finfo%5Findex=11#:~:text=O%20hor%C3%B3scopo%20chin%C3%AAs%20%C3%A9%20composto,repete%20a%20cada%2012%20anos.&text=Acredita%2Dse%20que%20sua%20personalidade,primeiro%20animal%20do%20hor%C3%B3scopo%20chin%C3%AAs. Acesso em: 01 de fev. 2022.

SHARP, Damian. O que é Astrologia chinesa. Rio de Janeiro: Nova Era, 2003.

年年有余. Disponível em: https://baike.baidu.com/item/%E5%B9%B4%E5%B9%B4%E6%9C%89%E4%BD%99/7625174#:~:text=%E5%B9%B4%E5%B9%B4%E6%9C%89%E9%B1%BC%20%E6%98%AF,%E5%A4%9A%E4%BD%99%E7%9A%84%E8%B4%A2%E5%AF%8C%E5%8F%8A%E9%A3%9F%E7%B2%AE%EF%BC%81. Acesso em: 01 de fev. 2022.

Leave a Reply