Literatura Asiática

Curadora: Simone Martins Cabral – orcid.org

Pressupondo-se um contexto no qual a pluralidade de culturas – nivelada pela globalização – resulta na redução das diferenças, que passa a ser notada em termos de diversidade de produtos de consumo, a Curadoria de Literatura Asiática busca investigar a produção cultural da Ásia, em Especialmente literário, enfrenta os discursos polarizados e massificados, que enfraquecem o papel do sujeito como ser autônomo e emancipado.

Tendo como objetivo desenvolver e desenvolver, por meio da produção literária asiática, o conhecimento literário de forma multidisciplinar e dialógica de interpretação, proporcionando um espaço de ressignificação e anamnese do sujeito/leitor e do sujeito/narrador, esta curadaria acredita que a literatura representa um dos fios de resistência é uma alternativa contra o aprisionamento intelectual. Este aprisionamento está presente em contextos predominantemente de negação, em frases feitas e em notícias falsas. Por meio da leitura de obras literárias de países membros da Ásia, busca-se responder se o diálogo intercultural é uma possibilidade de ressignificação do sujeito e de identificação do dito e do não dito pelo narrador.

Literatura Asiática

Diante de um contexto em que a pluralidade cultural – nivelada pela globalização – resulta na redução das diferenças que se notam na diversidade de bens adquiridos, a Curadoria de Literatura Asiática investiga a produção cultural asiática, especialmente na literatura, abordando discursos polarizados e massificados, que fragilizam o lugar do indivíduo como independente e emancipado.

Por ter como objetivo desenvolver e interpretar, por meio da produção literária asiática, o conhecimento literário numa perspectiva multidisciplinar e dialógica, proporcionando um espaço de ressignificação e anamnese do leitor e do narrador, esta curadaria acredita que a literatura representa um dos possíveis fios de resistência é uma alternativa ao aprisionamento intelectual. Este aprisionamento está presente onde prevalecem a negação, as frases de efeito e as fake news. Por meio da leitura de obras literárias asiáticas, a curaria busca responder se o diálogo intercultural é uma possibilidade de ressignificação do indivíduo; se, por meio da leitura da literatura, é possível identificar o que está aqui e o que não é dito pelo narrador.

 

Literatura Asiática

Se pressupõe um contexto em que a pluralidade de culturas – desgastada pela globalização – ocasiona a redução das diferenças, o que se torna evidente em termos de diversidade de produtos de consumo. Por isso, a Curadoria de Literatura Asiática busca investigar a produção cultural da Ásia, especialmente em sua vertente literária, enfrentando os discursos polarizados e masificados, que debilitam o papel do sujeito como ser independente e emancipado. Tendo como objetivo desenvolver e interpretar, por meio da análise da produção literária asiática, o conhecimento literário de forma multidisciplinar e dialógica, gerando assim um espaço de ressignificação e anamnese do sujeito/leitor e do sujeito/narrador, esta Curadoria desafia a literatura como representante dos fios de resistência e uma alternativa contra o aprisionamento intelectual. Este aprisionamento está presente em contextos predominantemente de negação, frases hechas e notícias falsas. Por meio da palestra de obras literárias de países membros da Ásia, pretende-se responder se o diálogo intercultural constitui uma possibilidade de ressignificação do sujeito e de identificação do dito e não dito pelo narrador.