A CEASIA-UFPE, juntamente com o Grupo de Estudos sobre História da Ásia (GESHA-UFPE) e a Revista Leste estão organizando o primeiro ciclo de palestras “Chineses no Brasil e Brasileiros na China: trajetórias em movimento”.
O evento ocorre nos dias 12 e 13 de agosto, como prévia da celebração do dia Nacional da Imigração Chinesa, no próximo dia 15.
As apresentações estão organizadas e divididas em três mesas temáticas, que contarão com a participação de acadêmicos, nacionais e estrangeiros, de diversas áreas e disciplinas.
A proposta do Ciclo é apresentar e discutir a longa trajetória de intercâmbios humanos e culturais entre o Brasil e a China. Tratando de diversos aspectos dessas relações e das vivências dos sujeitos envolvidos nesses processos, a partir de uma abordagem crítica e plural, o evento busca promover uma reflexão mais aprofundada de acontecimentos passados e presentes que marcaram histórias e trajetórias, individuais e coletivas, em ambos os lados do globo.
Inscreva-se através do link: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSfQqXhsHExmss.../viewform
Cronograma de apresentação:
Mesa 1
Título: Brasileiros na China: trânsitos e trajetórias migratórias
Data: 12/08/2021
Hora: 9 h da manhã
Mediadora: Ana Carolina Porto
Apresentadores:
Tom Dwyer
Título da apresentação: As experiências de brasileiros na China: pistas para compreender as promessas e os limites das relações sino-brasileiras.
Biografia: Professor titular do Departamento de Sociologia da Unicamp. Diretor brasileiro da Academia Chinesa de Ciências Sociais (Centro de Estudos sobre a China
– CASS-Unicamp).
Lúcia Anderson F. da Silva
Título da apresentação: Executivos brasileiros na China: adaptação e dificuldades
em empresas brasileiras
Biografia: Lúcia Anderson é formada em Letras, tem especialização em comunicação
organizacional, mestrado em língua e cultura chinesas e, em 2020, concluiu doutorado em Ciências Sociais na área de Estudo das Relações China-Brasil em uma parceria entre a Unicamp e a Universidade de Pequim, na China. Mudou-se para a capital chinesa pela primeira vez, em 2008, para trabalhar em uma empresa chinesa e, posteriormente, na Agência de Notícias Xinhua. Mais tarde, fez mestrado na Universidade de Comunicação da China. Em 2012 voltou ao Brasil e ficou até 2016,
quando regressou a Pequim. Atualmente, é professora de português da Universidade Normal de Pequim.
Mesa 2
Título: Chineses no Brasil: entre projetos e vivências (Séc. XIX – XX)
Data: 12/08/2021
Hora: 19:30
Mediadora: Kamila Czepula
Apresentadores:
André Bueno
Título da Apresentação: A Nova China no Brasil: um projeto migratório chinês no
século 19.
Biografia: André Bueno é professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional (2018-2019). Tem experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em Sinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento chinês, Confucionismo, História e Filosofia antiga, diálogos e interações culturais Oriente-Ocidente e Ensino de História. É coordenador do Projeto Orientalismo, para difusão de fontes e materiais sobre história e cultura da China e Índia antigas, foi membro da Associação Europeia de Estudos Chineses e da Associação Europeia de Filosofia Chinesa, e atualmente integra a Rede Iberoamericana de Sinologia, a Rede Brasileira de Estudos Chineses e a Associação Latino Americana de Estudos Afro-asiáticos, ALADAA.
Daniel Véras
Título da Apresentação: Imigração chinesa em São Paulo
Biografia: Daniel Veras é Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além de Pesquisador Doutor do Núcleo de Estudos Brasil- China da FGV Direito Rio, faz parte do corpo docente do Curso de Verão de História da Ásia Moderna, Sociologia e Filosofia promovido pela China University Summer Schools Association (CUSSA) com universidades dos EUA. Foi, ainda, pesquisador da Prefeitura de Santo André-SP e professor de Estudos Brasileiros na Hubei University, China, onde estabeleceu intercâmbios culturais e educacionais entre Brasil e China por meio de uma parceria entre o Instituto Confúcio e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Mesa 3
Título: Entre debates, duelos retóricos e narrativas: os migrantes chineses no Brasil
(Séc. XIX e XX)
Data: 13/08/2021
Hora: 19:30
Mediador: Bruno Motta_Universidade de Lisboa
Apresentadores:
Kamila Czepula
Título: Na arena jornalística: Gazeta de Notícias versus O Cruzeiro, um debate sobre a imigração chinesa na corte do Império (1879).
Biografia: Kamila Czepula é doutoranda em História pela UFRRJ, Mestra em História pela UNESP – Assis. Em 2019 foi pesquisadora júnior no Real Gabinete Português de Leitura, e no Instituto Internacional de Macau. Atualmente é bolsista aluna nota 10 – FAPERJ. Faz parte da Red Sinolatina de estudios sinológicos. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Victor Hugo L. Peres
Título da Apresentação: Os “Chins” para o Norte do Brasil: propostas e debates
sobre a introdução e alocação da mão de obra chinesa no século XIX
Biografia: Victor Hugo L. Peres é mestre em História pela UFPE. É membro das Curadorias de História da China e BRICS do CEASIA-UFPE, vice-coordenador do Grupo de Estudos sobre História da Ásia (GESHA) da mesma universidade. Desenvolve pesquisas sobre imigração chinesa na América Latina no século XIX.
Renata Reynaldo
Biografia: É jornalista, atuou nas redações dos três maiores jornais do Estado, em
televisão e em revistas de circulação nacional; Há mais de 25 anos trabalha na
Assessoria de Comunicação da UFPE, respondendo pela divulgação das pesquisas da instituição. Cursou Especialização em História do Século XX no PPGH-UFPE e
atualmente é graduanda em Direito pela Faculdade Damas.
Leave a Reply