Cursos, Eventos, Notícias, Notícias gerais, Notícias internas

NOTÍCIA INTERNA | Seminário Virtual – Soberania Alimentar no Sul Global

A Coordenadoria de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco com o Centro CASS-UNICAMP de Estudos sobre a China anunciam a oferta do Seminário Virtual “Soberania Alimentar no Sul Global“. Com enfoque nas relações entre China e América Latina, distribuído em dez módulos, o curso conta com uma equipe docente transdisciplinar de diversas instituições ao redor do mundo.

Este seminário traz perspectivas, sobretudo à luz das humanidades, sobre as questões ligadas à segurança, soberania e justiça alimentar atualmente no Sul Global. Partimos da perspectiva de Sul Global “como um espaço de soluções econômicas, sociais e políticas alternativas às alternativas historicamente fracassadas, dando origem a uma geografia imaginária que une áreas com realidades extremamente diversas” (Meneses 2018).

A globalização do mercado alimentar chinês gerou o aumento da demanda por novos produtos, onde a produção latino-americana, em especial a brasileira, desempenha papel importante. A configuração dessas redes traz consequências econômicas, sociais, ambientais e políticas para os diversos sujeitos envolvidos. O seminário não se esgota em seu oferecimento, tendo o potencial de consolidação de uma rede de indivíduos que se desafiam a (re)pensar o alimento como elemento constitutivo das sociedades, e cuja complexidade no contexto da globalização desafia nossas capacidades analíticas.

Para mais informações, clique aqui.

Leave a Reply