Imagem: freepik.com
Profa. Dra. Christine Rufino Dabat e Me. Victor Hugo L. Peres
(Curadores de História da China – CEÁSIA-UFPE)
As Curadorias de História da China e dos BRICS têm a honra de oferecer ao público os textos completos resultantes das apresentações realizadas no “Seminário em Celebração ao 50º Aniversário do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Brasil e China: reflexões sobre o passado e perspectivas para o futuro”.
O evento ocorreu no dia 14 de agosto de 2024, véspera da data oficial que marca o estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China. Nessa oportunidade, e a propósito da celebração de tão significativo marco nas relações entre os dois países, buscou-se promover uma reflexão sobre esse percurso.
Diferentes momentos de aproximação e distanciamento entre eles, foram revisitados a partir de campos disciplinares diversos, a saber, História e Ciência Política, bem como perspectivas profissionais (pesquisadores e diplomatas), com o intuito de oferecer uma compreensão mais ampla a respeito desse processo quase centenário.
Uma longa jornada que culminou, em 15 de agosto de 1974, com o estabelecimento desse vínculo entre ambas as nações, que perdura e se fortalece nos últimos 50 anos.
Contando com a participação da Cônsul-Geral da República Popular da China no Recife, Sra. Lan Heping, além do professor de Ciência Política Renan Holanda (UERJ) e da doutoranda em História Anna Maria Litwack Neves (UFPE), ambos membros e curadores da CEÁSIA-UFPE, o evento procurou abrir um importante espaço para a ampliação de diálogos e colaborações, bem como para a celebração dessas relações amistosas que se consolidaram ao longo do tempo e têm, com certeza, um brilhante futuro.
Desejamos que, através desses textos, os leitores possam compreender, de forma mais aprofundada, esse significativo processo e vislumbrar oportunidades futuras de cooperação com ganhos mútuos nas relações Brasil-China.
Os textos estão disponíveis nos links indicados abaixo.
Leave a Reply