Japão

Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão promove evento internacional para divulgar nova agenda sobre intercâmbios e bolsas, e fortalecer relações.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA) realizou o 4º Encontro de Ex-Bolsistas MEXT em Tóquio. Como representante do Brasil, participou a Profa. Paula Michima, curadora de Assuntos do Japão da CEÁSIA-UFPE, fortalecendo a presença da UFPE e da CEÁSIA no cenário global.
O evento, realizado nos dias 3 a 9 de março de 2024, teve como objetivo principal o estreitamento de relações e compreensão entre as pessoas, e a colaboração entre os ex-bolsistas para ações locais e conjuntas em apoio aos seus calouros e ao próprio Japão. A participação da Profa. Paula Michima, como ex-bolsista MEXT e membro da ANBEJ (Associação Nordestina dos Ex-bolsistas e Estagiários no Japão) foi fundamental para provocar o início das ações que vão aprimorar a extensão realizada pela CEÁSIA no sentido de intensificar as trocas culturais e acadêmicas entre o Brasil e o Japão.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar individualmente aspectos interessantes das atuações dos ex-bolsistas em seus países e comentar suas experiências, conhecer um pouco as realidades dos colegas e interagir com convidados on-line. A programação contou também com grupos de trabalho temáticos e briefings sobre as atuações do próprio ministério MOFA, política externa, diplomacia, MEXT, Fundação Japão, associação de ex-bolsistas residentes no Japão, entre outros. Esta foi uma oportunidade valiosa para os participantes atualizarem-se com relação à agenda do MOFA referente às oportunidades oferecidas aos intercambistas principalmente com relação ao mercado de trabalho.
No jantar de recepção, estiveram presentes autoridades como o ministro de estado Sr. Tsuge Yoshifumi e a viúva do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, Sra. Akie Abe, que foi homenageada em nome de seu esposo, cuja iniciativa deu origem a esta série de encontros. No evento, também estavam presentes representantes de diversas embaixadas, dois ex-ministros do MEXT, da Reconstrução Após Desastres, da Defesa e da Fundação Japão.
A participação da Profa. Paula Michima no 4º Encontro de Ex-Bolsistas MEXT foi um importante momento de representação do Brasil, da ANBEJ e da UFPE, reforçando a parceria com esta associação que frequentemente se faz presente através de seus membros em nossa Universidade. Com esta participação, foram estabelecidos contados importantes, e dá-se mais um passo para a CEÁSIA promover a internacionalização também da extensão universitária e do compromisso da UFPE com a paz e a dignidade humana pelo fortalecimento das relações entre os dois países.

Leave a Reply