Estudos Coreanos, Notícias

NOTÍCIA | Eleições 2022 na Coreia do Sul

Curadoria de Coreia do Sul

Notícia traduzida  por: Ana Késsia Simonaci, Inês Frias e  Kelly Silva

Da esquerda, o candidato do Partido Democrata Lee Jae-myung, o candidato do Poder Popular Yoon Seok-yeol, a candidata  do Partido da Justiça Shim Sang-jung e o candidato do Partido Popular Ahn Cheol-soo. /News1

No dia 9 de março cidadãos sul-coreanos irão às urnas eleger  um novo presidente em uma eleição que é considerada a mais acirrada em 20 anos. E  pela primeira  vez cidadãos com 18 anos poderão  votar em uma eleição presidencial devido a reforma eleitoral de 2019 que reduziu a idade mínima eleitoral de 19 para 18 anos. A votação é de turno único, não havendo percentual mínimo de votos, o candidato eleito exercerá  um mandato de 5 anos sem possibilidade de reeleição. 

Enquanto o dia 9 de março se aproxima, a corrida eleitoral dos 4 principais candidatos à presidência da Coreia do Sul, como já se especulava, fica cada vez mais acirrada. Os 4 candidatos representantes dos partidos são: 

  • Lee Jae-myung (57), ex-governador da província de Gyeonggi, foi escolhido pelo Partido Democrata como candidato para suceder o presidente atual, e colega de partido, Moon Jae-in; 
  • Yoon Suk Yeol (61), ex-procurador-chefe e um recém chegado a política, é o candidato do Partido do Poder Popular da oposição; 
  • Ahn Cheol-soo (60), ex-empreendedor de software, lidera um pequeno partido conhecido como Partido do Poder Popular; 
  • Shim Sang Jung (63), nomeada para representar o Partido da Justiça. 

A medida em que cada campanha eleitoral foi posta em prática pelos respectivos candidatos, as intenções de voto da população se concentraram entre dois candidatos e a disputa foi afunilando.

A disputa entre Lee e Yoon, candidatos do Partido Democrata e Partido do Poder Popular, respectivamente, foi envolta de rumores e incertezas sobre quem seria o vencedor, já que faltando três semanas para a votação as pesquisas seguiram mostrando chances equivalentes para ambos. Os dois candidatos de partidos opostos, que lideram as pesquisas, fizeram desta a eleição presidencial mais nebulosa, como afirma o analista político Bae Jong-chan à agência de notícias Reuters. No entanto, faltando menos de uma semana para a votação, o candidato da oposição Ahn Cheol Soo, desistiu da disputa e combinou forças para aumentar as chances de que o candidato conservador, Yoon, vença a eleição da próxima quarta-feira. 

“Nós dois, Ahn Cheol Soo e Yoon Suk Yeol, concordamos em combinar nossas mentes para uma melhor mudança de governo, o que também levaria a uma melhor mudança na República da Coreia”, disse Ahn a repórteres em Seul, proclamando seu total apoio para Yoon na eleição presidencial.

O vencedor terá  que administrar  a décima maior economia do mundo, e lidar com desafios no âmbito  doméstico e internacional. Tensões sociais e econômicas  moveram a campanha  presidencial tendo sido o preço dos imóveis  o tópico  principal, outras questões internas como o aumento das desigualdades, desafios  enfrentados pelas minorias,  pelas mulheres e pelos mais jovens também fizeram parte da discussão. No âmbito da política externa o novo presidente terá que lidar com questões complexas, como o relacionamento com a China e os Estados Unidos diante da intensificação da rivalidade entre os dois países; a decisão sobre adotar uma postura rígida ou diplomática diante da Coreia do Norte ; e também  conciliar a cooperação e a resolução de questões históricas com o Japão. Além disso, a administração terá que lidar com o desafio de continuar combatendo a COVID-19 em meio a um aumento do número de casos e mortes devido à propagação  da variante Omicron. 

O último debate presidencial transmitido no dia 2 de março, incluiu rodadas de temas que são pertinentes para a sociedade coreana, como as políticas de bem-estar e planos de financiamento, questões do setor imobiliário, diplomacia e segurança, emprego e crescimento econômico, bem como uma questão delicada que é a reforma previdenciária, a qual não houve um debate adequado sobre. Os candidatos Lee Jae-myung e Yoon Seok-yeol compartilharam a necessidade de reforma, mas não apresentaram propostas específicas, dizendo que o ‘consenso nacional’ era a prioridade. Após a divulgação  oficial dos resultados,  o novo presidente tomará  posse do cargo no dia 10 de maio e substituirá o atual presidente Moon Jae In, do Partido Democrata.

A notícia a seguir  é  da Newsis, foi traduzida do coreano para o português pela Curadoria da Coreia do Sul do CEASIA.


Autor :  Hyung-seob Kim 

Data  : 02/03/2022

Link : https://n.news.naver.com/article/003/0011034844

Com a 20ª eleição presidencial se aproximando em uma semana, foi revelado no dia 2 que o candidato presidencial do Partido Democrata Lee Jae-Myung e o candidato presidencial do Poder Popular Yoon Seok-Yeol ainda estavam lutando dentro da margem de erro. A Newsis entrou em contato com a agência de pesquisas Realmeter que realizou uma pesquisa com 1.007 homens e mulheres de 18 anos ou mais em todo o país no dia 28 de fevereiro e no dia 1º deste mês (março). Yoon obteve 46,3% das intenções de voto, enquanto Lee obteve 43,1%. A diferença nos índices de aprovação entre os dois candidatos foi de 3,2 pontos percentuais, dentro da margem de erro (± 3,1 pontos percentuais). Comparado com a mesma pesquisa realizada nos dias 3 e 4 do mês de fevereiro, o candidato Yoon teve um aumento de 3,0 pontos percentuais e o candidato Lee teve aumento de 1,3 ponto percentual. Naquela época, a diferença entre os dois candidatos era de 1,5 ponto porcentual, porém desta vez a diferença cresceu um pouco.

À medida que entramos na chamada seção de ‘apagão’, onde a publicação ou divulgação de resultados de pesquisas eleitorais é proibida a partir do dia 3, apoiadores de ambos os lados se reuniram, e a situação no nevoeiro, onde é difícil para qualquer um garantir a vitória, continua. À medida que a corrida presidencial entra na fase final, os apoiantes de ambos os campos se reúnem, o que é interpretado como resultado de um aumento nos índices de aprovação de ambos os candidatos.

O candidato presidencial Ahn Cheol-soo do Partido Popular e Sim Sang-jung do Partido da Justiça receberam 6,7% e 1,9% de aprovação, respectivamente. ‘Outros candidatos’ receberam 0,9%, ‘nenhum candidato apoiador’ recebeu 0,5% e ‘não sei’, 0,7%.

Comparado com a pesquisa de quatro semanas atrás, o candidato Ahn caiu 0,8 ponto percentual e a candidata Shim, 0,7 ponto percentual. Essa queda também parece ser o resultado de uma multidão de eleitores migrando para os candidatos Lee e Yoon, que têm alta probabilidade de serem eleitos. Por região, o candidato Yoon ganhou a maioria com 59,3% e 53,0% nas hortas conservadoras de Daegu e Gyeongbuk (TK) e Busan, Ulsan e Gyeongnam (PK). Em Daejeon, Chungcheong e Sejong, que são considerados os ‘eleitores de elenco’ nas principais eleições, o candidato Yoon assumiu a liderança com 51,0%, à frente do candidato Lee (33,8%). O candidato Yoon em Gangwon-do, uma província fortemente conservadora, estava com 46,7%, à frente do candidato Lee (32,6%).

Por outro lado, em Gwangju, Jeollanam-do e Jeonbuk, os jardins do Partido Democrata, o candidato Lee registrou 64,6%, superando o candidato Yoon, que obteve apenas 24,4%. Em Jeju também, o Candidato Lee superou muito o Candidato Yoon (21,9%) com 70,5%. A área da capital, que foi a maior partida, foi uma batalha acirrada. Em Seul e Incheon/Gyeonggi, o Candidato Yoon obteve 45,7% e 45,5%, respectivamente, e o Candidato Lee obteve 42,4% e 45,9%.

Por faixa etária, entre os eleitores de 20 e 60 anos o candidato Yoon possui vantagem, e Lee entre os eleitores de 40 e 50 anos. O candidato Yoon ganhou 48,1% dos entrevistados com idades entre 18 e 29 anos e 60,0% daqueles com 60 anos ou mais. Na faixa dos 30 anos, os dois candidatos foram favoráveis ​​com 43,9% de Lee e 40,8% de Yoon. Em termos de gênero, o candidato Yoon recebeu 48,6% de ambos os sexos masculino e feminino, ligeiramente superior ao outro candidato. Lee obteve 43,1% tanto para homens quanto para mulheres. Por orientação ideológica, o candidato conservador Yoon (76,8%) e o candidato liberal Lee (75,9%) mostraram uma tendência, e entre os entrevistados que se autodenominam moderados, 44,7% responderam que apoiavam Yoon e 43,4% apoiavam o candidato Lee. 

Quando perguntados se continuariam apoiando o candidato que atualmente apoiam até as eleições presidenciais de 9 de março, 88,7% responderam: ‘Pretendo continuar apoiando’. 9,6% responderam ‘há possibilidade de mudança’ e 1,7% responderam ‘não sei’. Em comparação com a pesquisa de quatro semanas atrás, a resposta de suporte continuou a aumentar 8,5 pontos percentuais, enquanto a resposta de que provavelmente mudaria caiu 7,4 pontos percentuais”.

Referências 

CAMPAIGNING for next president kicks off in South Korea. [S. l.], 15 fev. 2022. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2022/2/15/campaigning-for-next-president-kicks-off-in-south-korea. Acesso em: 4 mar. 2022.

CHANDRAN, Nyshka. North Korea, China and the U.S. are closely watching South Korea’s election. CNBC, 03 mar 2022. Asia politics. Disponível em : < 

https://www.cnbc.com/2022/03/04/north-korea-china-and-us-closely-watching-south-koreas-election.html > Acesso em: 04 mar 2022. 

HAN, Seung-yeon. “O país mais velho em 23 anos”… Debate sobre reforma previdenciária e idade de aposentadoria desapareceu nas eleições presidenciais. KBS, 2022. Disponível em: <https://n.news.naver.com/article/056/0011224063>. Acesso em: 04 mar 2022.

KIM, Hyung-seob. Seok-Yeol Yoon 46,3% vs Jae-Myung Lee 43,1%… Encontro próximo dentro do erro [Eleição D-7]. Newsis, 02 mar 2022. Disponível em: <https://n.news.naver.com/article/003/0011034844>. Acesso em: 04 de mar de 2022.

KIM, Ji-young. [Debate Eleitoral] Quando perguntado sobre fundos de previdência… Lee “Evasão fiscal rigorosa” ·Yoon “Ciclo virtuoso de crescimento e bem-estar”. MBN, 2022. Disponível em: <https://n.news.naver.com/article/057/0001646136>. Acesso em: 04 de mar de 2022.

SOUTH Korea opposition presidential candidate Ahn drops out to back Yoon. [S. l.], 3 mar. 2022. Disponível em: https://english.kyodonews.net/news/2022/03/317099167111-s-korea-opposition-presidential-candidate-ahn-drops-out-to-back-yoon.html. Acesso em: 4 mar. 2022.

18 YEARS OLD hit the polls for first time in Korea.  Korea Time, 04 mar 2020. National. Disponível em:  <https://m.koreatimes.co.kr/pages/article.asp?newsIdx=287952 > Acesso em: 03 de mar de 2022. 

Leave a Reply