Notícias internas

NOTÍCIA INTERNA | Samuel Urban, responsável pela curadoria de Timor-Leste e Demais Países do Sudeste Asiático, compõe dossiê “Paulo Freire para além dos 100 anos: Construir utopias, transformar a realidade”

Paulo Freire no Teatro Municipal de São Paulo. Foto por: Márcio Novaes

Samuel Penteado Urban, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e responsável pela curadoria de Timor-Leste e demais Países do Sudeste Asiático, participou da organização e publicou um texto no dossiê “Paulo Freire para além dos 100 anos: Construir utopias, transformar a realidade”, publicado pela Revista Ensino, Saúde e Ambiente da Universidade Federal Fluminense.

O dossiê apresenta artigos de pesquisadores das diversas regiões do Brasil, assim como dos Estados Unidos, Canadá, Turquia, Nova Zelândia, Timor-Leste, Colômbia. Os artigos expressam a atualidade e diversidade de abordagens possibilitadas pela obra de Freire. Desta forma, os textos no dossiê estão organizados por temáticas “As epistemologias freireanas”, “Lutas sociais e educação popular”, “Formação docente e currículo”, “Questões étnico-raciais”, “Questão ambiental e promoção da saúde”, “Estética, Cinema, Teatro, Comunicação” e conta com textos de Henry Giroux, Donaldo Macedo, Walter kohan, etc.

Aqui você pode encontrar a publicação na íntegra e aqui o texto produzido por Samuel Urban e Juliana Paiva Santiago, intitulado “Educación Popular de Jóvenes y Adultos y docencia: contribuciones Freireanas”

Leave a Reply