Notícias, Notícias internas

CEASIA-UFPE anuncia novo coordenador

anúncio CEASIA

A Coordenadoria de Estudos da Ásia (CEASIA) está sob nova coordenação. No último mês de setembro, assumiu o posto Bertrand Cozic, Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em conjunto com as docentes Ana Cristina Fernandes (Geografia) e Christine Rufino Dabat (História), ele esteve envolvido na fundação do antigo Instituto de Estudos da Ásia (IEASIA), em 2015, idealizado pelo professor Marcos Costa Lima (Ciência Política). Com o falecimento de Costa Lima, em junho deste ano, a professora Maria de Jesus Brito, coordenadora-geral do Centro de Estudos Avançados da UFPE (CEA), convidou Bertrand Cozic para dar continuidade aos trabalhos. No dia 20 de setembro, Cozic e Brito foram recebidos pelo Reitor Alfredo Macedo e conversaram sobre os planos para esta nova fase da CEASIA.

“Espero manter o trabalho que foi construído pelas curadorias e também as parcerias com as diferentes coordenadorias – Ásia, África e América – que atuam sob o escopo do CEA. E desejo realmente que possamos reforçar as interações da UFPE com a Ásia como um todo”, destacou Cozic. “Vamos buscar também dar a possibilidade para que os nossos alunos possam ter a oportunidade de reforçar a sua formação por meio de intercâmbios acadêmicos dentro de um contexto de relações Sul-Sul”, complementou. Bertrand Cozic possui graduação (2000), mestrado (2002) e doutorado (2008) pela Universidade de La Rochelle, na França. Professor da UFPE desde 2011, tem interesse de pesquisa em temas da geografia econômica, do turismo e das migrações, e vem desenvolvendo relações com a Ásia, em particular a China, ao longo dos últimos anos.

SOBRE A CEASIA

A história da CEASIA começa pelo Centro de Estudos Internacionais da UFPE, criado em 2015 com a intenção de aprofundar e ampliar a sinergia na área de estudos internacionais. O antigo IEASIA era parte do organograma do Centro e, desde 2021, após uma reformulação interna na universidade, passou a ser chamado de Coordenadoria, integrando o recém-criado Centro de Estudos Avançados da UFPE. Consolidando-se como o maior grupo de pesquisa sobre o tema no Norte-Nordeste do Brasil, a CEASIA preserva um caráter transdisciplinar e tem o objetivo de concatenar o tripé ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que dissemina o conhecimento sobre a Ásia dentro e fora da universidade.

Entre as suas diretrizes de atuação, estão o fomento ao interesse investigativo sobre a Ásia, bem como a produção de conhecimento comparado sobre os processos de desenvolvimento nos países daquele continente e no Brasil. Ademais, a Coordenadoria também busca desenvolver competências de investigação entre os jovens pesquisadores e promover o intercâmbio de professores e estudantes, contribuindo para uma cultura de troca de conhecimento e harmonia entre o Brasil e os diversos países asiáticos.

Com aproximadamente 200 membros e pesquisadores associados, a CEASIA está organizada em torno de 11 diferentes curadorias. São elas: Assuntos do Japão; BRICS; Estudos Coreanos; História da China; Literatura Asiática; Matrizes Energéticas e Meio Ambiente; Política Industrial e Instituições; Relações Sino-Africanas; Segurança Alimentar e Estrangeirização de Terras; Tecnologia e Inovação; Timor Leste e demais Países do Sudeste Asiático. Além de uma agenda contínua de pesquisa, com publicações acadêmicas e também nas páginas e redes sociais da própria Coordenadoria, também estão entre as atividades a organização de eventos variados, tanto nacionais quanto internacionais, além de parcerias com instituições da sociedade civil, representações diplomáticas e outras universidades e centros de pesquisa.

Leave a Reply