Eventos, IEA, Notícias gerais

Evento | Encontro com a cultura do Japão

13081633_959402200834700_791518423_n

             Ontem (26/04), aconteceu na UFRPE, a Cerimônia de Abertura do Encontro com a Cultura do Japão: Antropologia e Arte, evento promovido em conjunto com a Cátedra Anita Novinsky, o Centro Cultural Georges Stobbaerts e a Embaixada do Japão. A cerimônia, ocorrida no CEGOE, contou com a participação do Vice-Reitor da UFRPE, o excelentíssimo senhor Professor Dr. Marcelo Brito Carneiro Leão,  o excelentíssimo Doutor Yasuhiro Mitsui, cônsul do Japão em Pernambuco, o Prof. Dr. Caesar Sobreira, coordenador da Cátedra, e o Professor Paulo Nunes, diretor do CCGS.

            Durante a cerimônia, além das palavras de agradecimento proferidas por cada um dos presentes, o Professor Caesar leu um texto de sua autoria, tratando do período dos primeiros contatos entre os portugueses e o Japão, no Período Nanban, o século de ouro dos portugueses no Japão, iniciado em 1543, com os primeiros contatos entre europeus e japoneses, e finalizado em 1641, após uma série de éditos proibindo o cristianismo e sua difusão, culminando com o Édito de expulsão dos estrangeiros. A noite contou também com a palestra do excelentíssimo cônsul, Dr. Mitsui, com a temática “Resumo da História Japonesa depois do Encontro com a Civilização Lusitana (séc. XVI ao XIX)”, na qual fez um quadro geral do período do Shogunato Tokugawa, num período de paz que levou ao processo de modernização do Japão e um enorme aumento populacional em comparação ao período do fim da Guerra Civil, onde a população era de cerca de 12 milhões de pessoas, em comparação com os 40 milhões listados no começo do século XX.

            O evento prossegue até a sexta-feira (29/04), tendo nessa quarta, a palestra dos Professores Doutores Leonardo Castilho (com o tema “A Influência da Arte Japonesa na Cultura Europeia”) e Caesar Sobreira (com a temática “Antropologia & Japão: As sínteses de Ruth Benedict em ‘O Crisântemo e a Espada’ e de Lévi-Strauss em ‘A Outra Face da Lua’”), além da apresentação do grupo Ren Taiko, da Associação Cultural Japonesa do Recife.

13115657_959406734167580_1705723822_n

Leave a Reply