Há exatos 6 anos o Instituto de Estudos da Ásia iniciava sua jornada com o objetivo de aprofundar a pesquisa e disseminar conhecimento sobre o continente asiático. À época, em reflexo ao cenário econômico mundial, no qual a Ásia assume posição de destaque, já sentíamos a necessidade de que a academia precisava realizar estudos e pesquisas sobre os países do continente asiático.
Na ocasião da inauguração tivemos a ilustre presença do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que nos contemplou com a conferência de abertura sobre as relações entre Brasil e Ásia. Também presentes os professores fundadores do Instituto Marcos Costa Lima, Christine Dabat, Ana Cristina Fernandes e Bertrand Cozic, além do então Reitor Anízio Brasileiro, e representantes de instituições parceiras, a exemplo do Instituto Confúcio e da Universidade de Pernambuco.
Desde então o IEASIA ampliou sua atuação desenvolvendo projetos e pesquisas conjuntas entre universidades e centros de pesquisa brasileiros e de diversos países asiáticos, promovendo o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores, organizando cursos de curta duração, debates e eventos científicos, além de fomentar a produção e a publicação científica nacional e internacional.
Acolhemos pesquisadores que investigam e estudam diversas áreas temáticas desde Inovação e Desenvolvimento; Desigualdades Regionais; Cidades, Desenvolvimento Urbano e Relacões Campo-Cidade; Turismo e Relações Porto-Cidade; passando pela Política Internacional; História; Questão Agrária; Infraestrutura; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Cultura; Pobreza; Políticas Públicas; até a Economia Política.
Ficamos felizes em ver o crescimento do IEASIA ao longo desses anos tal qual o alcance crescente de debates sobre a Ásia, imprescindíveis na contemporaneidade.
Continuaremos a promover o interesse de conhecimento e pesquisa sobre esse continente entre os brasileiros.
Nossos agradecimentos à todos e todas que contribuíram e contribuem conosco!
Confira algumas fotos da cerimônia:
Leave a Reply