China, Notícias

NOTÍCIA |China e Rússia pretendem assinar um novo programa de cooperação espacial para construção de estação lunar internacional até 2035

Curadoria de Tecnologia e Inovação
Por Ana Carolina Costa

Foguete Long March-5B Y2, transportando o principal módulo da estação espacial Tianhe, da China
© REUTERS / China Daily

Segundo especialistas da Roscosmos (A Corporação Estatal de Atividades Espaciais
Roscosmos), China e Rússia pretendem assinar um novo acordo de cooperação espacial, o atual (O programa de cooperação espacial russo-chinesa 2018-2022), terminaria ainda este ano. A expectativa é que o novo acordo quadrienal, Programa de Cooperação para 2023-2027, tenha como um de seus objetivos um plano para criar uma Estação de Pesquisa Lunar Internacional (ILRS) aberta e inclusiva até o ano de 2035.


Ainda segundo o Global Times, a Agência Espacial Nacional da China (CNSA) está
desenvolvendo uma lista de projetos mutuamente benéficos com a Roscosmos que serão incluídos no novo Programa de Cooperação para 2023-2027. Além disso, também está em negociação projetos de aprofundamento da cooperação sino-russa no campo da navegação por satélite, com o objetivo de garantir compatibilidade e complementaridade entre o GLONASS e o BeiDou (BDS), os sistemas nacionais de navegação por satélite dos dois países (Rússia e China, respectivamente.

Essa iniciativa é também consequência de outro acordo sino-russo, em 29 de novembro de 2021, foi assinado o Roteiro Russo-Chinês para Cooperação em Navegação por Satélite (2021-2025), que inclui justamente planos para o desenvolvimento integrado do GLONASS e do BDS.


O aprofundamento da cooperação tecnológica entre Rússia e China é benéfico e estratégico para as duas partes: a união entre a potente industrial China e o know-how espacial Russo poderá levar ao cruzamento de novas fronteiras de inovação e tecnologia dos dois países.


A notícia é do Global Times, jornal chinês de língua inglesa sob editoração do Diário do Povo (Mandarim) .por Deng Xiaoci and Fan Anqi.
DENG, Xiaoci & FAN, Anqi. “Exclusive: China, Russia to sign new 5-year space cooperation program, build intl lunar station by 2035: Roscosmos”. Global Times, 29 de dezembro de 2021. Disponível em: <https://www.globaltimes.cn/page/202112/1243731.shtml>. Acesso em: 24/01/2022.

Leave a Reply