Curadoria Relações Sino-africanas
Ana Luiza Marinho
Os C-dramas são produções chinesas que abordam diversos gêneros, de fantasias épicas e artes marciais a dramas familiares e romances urbanos, e vêm ganhando cada vez mais popularidade ao redor do mundo graças à expansão das plataformas online e dos serviços de streaming. A África é parte importante essa empreitada, contando com um público crescente de consumidores das produções oriundas do gigante asiático. Em especial, o drama “The Untamed”, adaptação de um romance chinês muito famoso, foi comprado pela Netflix e traduzido para 11 idiomas diferentes, alcançando um enorme sucesso em diversos países. Além disso, impulsionou uma audiência já crescente de entusiastas dos C-dramas no continente africano.
O surgimento de C-dramas na África não aconteceu da noite para o dia. Durante décadas, o governo chinês incentivou suas empresas a investirem no exterior para construir novos mercados, e a indústria do audiovisual não foi exceção.
Em 2015, 20 empresas chinesas compareceram à Discop África – a principal feira de televisão do continente. A StarTimes, ligada ao setor de tecnologia, com sede em Pequim, começou a atuar no mercado africano em meados de 2000 como um player no mercado de televisão digital. Em 2011, contando com 300 funcionários africanos, já atuava com dublagens em inglês e em línguas africanas, incluindo suaíli e iorubá.
Na década seguinte, a equipe dublou mais de 20 mil episódios em 11 idiomas diferentes e agora atende a quase 10 milhões de assinantes, administrando subsidiárias em mais de 30 países do continente. Sua extensa biblioteca permitiu a criação de canais pagos especialmente dedicados a C-dramas.
Na China, os benefícios dessa expansão do audiovisual nacional são vistos como uma maneira de ajudar o público no exterior a entender melhor o país, como atesta um tweet da embaixada chinesa em N’Djamena, no Chade.
Leia na íntegra: https://www.sixthtone.com/news/1007416/can-c-dramas-find-an-
audience-in-africa%3F
Leave a Reply