Curadoria de Inovação e Tecnologia
Djalma Filho
O governo chinês anunciou recentemente o seu braço-direito para coordenar e liderar a indústria de chips no país, com o objetivo de tornar a China líder mundial no mercado de semicondutores e manter a autoridade competitiva no cenário internacional de tecnologia. Por conseguinte, Xi Jinping nomeou Liu He como principal dirigente responsável pela política industrial de chips para alcançar seus objetivos no mercado mundial de tecnologia.
Segundo analistas, Liu He apresenta-se como uma escolha crucial para os planos de crescimento econômico de Pequim, uma vez que conta com sua projeção tecnológica na produção de chips e semicondutores como meio para contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos. Por conseguinte, a decisão tomada pela China ratifica a sua preocupação em garantir o êxito do gigante asiático no campo da tecnologia, uma vez que necessita de diretrizes para lidar com os desafios atuais desse mercado, principalmente no que se refere à disputa com os Estados Unidos.
Ademais, observa-se que a China é o maior consumidor de chips do mundo, permitindo assim que o país consiga resistir aos bloqueios políticos da obtenção da tecnologia chinesa do 5G. Dessa forma, apesar da resistência em alguns países na utilização do 5G da China, o líder asiático tem a capacidade de intensificar os investimentos e a produção nessa indústria. Assim sendo, a nomeação de Xi Jinping é fundamental para os objetivos da expansão do mercado de chips e semicondutores no país como forma de projetar o seu poder tecnológico no cenário internacional.
Fonte: https://shumian.com.br/2021/06/21/xi-escolhe-braco-direito-para-comandar-industria-de-chips/
Leave a Reply