Notícias

NOTÍCIA | Japão investirá US$10 bilhões em transição energética na ASEAN

Emily R.B.M. Teodoro

O Japão anunciou em conferência com os membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Association of Southeast Asian Countries – ASEAN)[1] o lançamento de um pacote de medidas visando a descarbonização e o corte dos gases de efeito estufa na região – a Iniciativa de Transição de Energia da Ásia (Asia Energy Transition Initiative – AETI). A conferência online reuniu os ministros de energia da ASEAN e o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Kajiyama Hiroshi.

Além da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26) estar se aproximando, a última reunião do G7 colocou nova pressão sobre o Japão em relação ao seu contínuo financiamento em projetos a carvão e seu papel no estímulo às economias emergentes da Ásia. Os esforços globais para descarbonização têm crescido, especialmente entre as economias mais desenvolvidas e o Japão é atualmente o único membro do grupo das economias mais ricas a construir novas termelétricas movidas a carvão dentro do país e financiar esses projetos internacionalmente. Além do Japão, os países do sudeste asiático contam com uma crescente demanda energética e também resistem em se livrar do carvão. Essas resistências são vistas como empecilhos aos esforços globais de conter as mudanças climáticas ao atingir a neutralidade em carbono determinado no Acordo de Paris.

No entanto, se as medidas mais duras de suspensão total de termelétricas movidas a carvão fossem levadas por economias emergentes, isso poderia privá-las de oportunidades de crescimento, o que aumentaria ainda mais a desigualdade entre os países mais ricos e pobres. Com isso, o Japão promete, por meio da iniciativa, uma transição energética realista,  pragmática, e que reflete as circunstâncias de cada economia, utilizando variadas fontes de energia e tecnologias. Através da AETI, o Japão concederá aos dez países da ASEAN um pacote de suporte em cinco áreas:

  1. Suporte no desenvolvimento de roteiros para transição energética;
  2. Apresentação e promoção da versão asiática do financiamento para transição energética;
  3. US $10 bilhões em apoio financeiro para energia renovável, eficiência energética, gás natural e outros projetos;
  4. Desenvolvimento e implantação de tecnologia, utilizando um fundo de 2 trilhões de ienes;
  5. Capacitação em tecnologias de descarbonização e compartilhamento de conhecimento por meio da rede Asia Carbon Capture, Utilisation, and Storage (CCUS).

O Japão possui um longo histórico de cooperação econômica com a ASEAN, sendo um dos principais parceiros comerciais e fonte de investimento da organização. Essa tendência tende a se manter com a nova iniciativa. A AETI mostrará uma nova abordagem para a descarbonização ligada aos esforços de conservação energética, fazendo com os países asiáticos mantenham o crescimento econômico e ajude as empresas japonesas em suas iniciativas internacionais. Um outro ponto está na contenção do avanço dos investimentos chineses em carvão no sudeste asiático. Sem os investimentos japoneses em energia renovável e transição energética na região, o caminho ficaria livre para a China continuar abastecendo-os com termelétricas, o que levaria ao aumento da influência chinesa na crescente infraestrutura elétrica da ASEAN.

Leia na íntegra:

https://asia.nikkei.com/Spotlight/Environment/Climate-Change/ASEAN-to-receive-10bn-decarbonization-support-from-Japan

Leia mais em: https://www.meti.go.jp/english/press/2021/0528_002.html

https://beyond-coal.jp/en/news/japan-under-pressure-at-g7_202106/


[1] Atualmente é composto por Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Leave a Reply