Notícias

NOTÍCIA | Teste de proficiência em mandarim, o HSK, passa a ter novo formato

Curadoria de Relações Sino-Africanas

Elielza Maria Brito

O teste de proficiência em mandarim, o HSK (Hanyu Shuiping Kaoshi), passou por mudanças que entram em vigor a partir de julho de 2021. Em vez de seis, a prova agora conta com nove níveis de proficiência, sendo três por estágio (básico, intermediário e avançado). A notícia foi postada no Twitter e sites oficiais do HSK em maio de 2020 e reflete o aumento de requisitos no conhecimento de caracteres, de vocabulário e de gramática, assim como a singularidade da língua chinesa, para quem busca um futuro profissional ou educacional no gigante asiático.

Após cinco anos pesquisando sobre um novo padrão para o mandarim, o Instituto Confúcio, juntamente com a Comissão Nacional de Língua Chinesa (中国国家语委) e especialistas chineses e estrangeiros, implementaram um novo padrão ao exame. A última atualização ocorreu em 2009, após a instalação de vários Institutos Confúcio mundo afora, e passou de 11 níveis (básico (1-3), intermediário (3-8) e avançado (9-11)) para seis níveis apenas, tendo dois para cada estágio. Além disso, buscava avaliar as habilidades de leitura, escrita, fluência na língua e escuta. 

De acordo com a página The Beijinger, o novo teste terá mudanças significativas, pois serão examinadas as habilidades de escrita dos caracteres chineses a partir do nível 3, e a tradução escrita e oral de pequenos textos, do nível 4 em diante. Ademais, a quantidade de caracteres foi redistribuída, e, consequentemente, o nível básico teve um aumento na quantidade de novas palavras, chegando a acumular 2245 no estágio básico inteiro. Contudo, um dos ajustes beneficiou os estudantes, pois para conseguir o certificado dos níveis 7 ao 9 basta fazer um teste e, a depender da quantidade de acertos, eles certificam o nível adequado.

Vale salientar que, para quem já possui o certificado de proficiência, é importante verificar a quantidade de palavras por níveis para descobrir qual seu nível atual. E quem deseja fazer a prova deve estar atento aos novos materiais e modificações dos sites de estudos e aplicação de simulados do HSK, porque alguns materiais perderão utilidade, tendo em vista a mudança do vocabulário do teste. Por fim, é importante acompanhar os sites oficiais do exame para novidades sobre aplicação, material e simulados com o novo formato. 

DADOS DA NOTÍCIA: 

HSK. HSK will become Level 9! The era of Chinese proficiency test 3.0 is coming. Disponível em: https://mp.weixin.qq.com/s/48yDq48T_WzCjfD9uT4laA. Acesso em: 17 jun. 2021.

THE BEIJINGER. China’s HSK Language Test to be overhauled for the First Time in 11 years. Disponível em: https://www.thebeijinger.com/blog/2020/05/25/hsk-to-be-overhauled-first-time-in-11-years

Leave a Reply