Notícias

NOTÍCIA | Financiamento para novos projetos de carvão desacelera rapidamente no Sudeste Asiático à medida que aumentam as pressões climáticas

Curadoria Matrizes Energéticas e Meio Ambiente

Emily Teodoro

O Banco Asiático de Desenvolvimento (Asian Development Bank – ADB) anunciou dia 7 de maio que cessaria condicionalmente o financiamento de novas usinas a carvão, bem como mineração de carvão e  produção e exploração de petróleo e gás natural. Esse movimento segue a tendência geral no continente de uma série de bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação (ECAs) da China, Japão e Coreia do Sul suspendendo seu apoio à geração de energia suja, à medida que metas ambiciosas de mudança climática se infiltram no setor. Esse fenômeno está aumentando a pressão sob novos projetos regionais de energia a carvão e as empresas e governos que persistem na queima de combustíveis fósseis para geração de energia.

A mudança de política do ADB seguiu uma série de demandas para que o banco deixasse de apoiar projetos que não estejam alinhados com o combate às mudanças climáticas. A nova política energética do ADB diz: “o carvão e outros combustíveis fósseis desempenharam um papel importante na garantia do acesso à energia para o desenvolvimento econômico da região, mas não resolveram o desafio do acesso à energia e seu uso prejudica o meio ambiente e acelera as mudanças climáticas”. Além disso, segue as promessas dos governos japonês e sul-coreano de encerrar ou restringir o financiamento de usinas de combustível fóssil no exterior, o que inclui projetos na região da ASEAN, já que ambos os países aumentaram seus compromissos com as mudanças climáticas no mês passado. 

Segundo Tim Buckley do Institute for Energy Economics and Financial Analysis (IEEFA): “se todos esses bancos pararem de financiar, o carvão está morto porque o carvão não é financiável sem financiamento subsidiado pelo governo”. Apesar da perspectiva para a diminuição do uso do combustível fóssil, o carvão continuará sendo a fonte de geração dominante na matriz energética regional visto que continua sendo o meio mais prático de estimular o crescimento da geração de eletricidade a preços acessíveis no ritmo e na escala necessários para muitos mercados emergentes na região no momento. 

Leia a matéria na íntegra: 

https://www.channelnewsasia.com/news/climatechange/coal-funding-dry-up-fast-southeast-asia-climate-change-14793770

Leave a Reply