Notícias

NOTÍCIA | A China em direção à modernização da agricultura: os principais pontos e prioridades

Curadoria de Segurança Alimentar e Estrangeirização de Terras

Dando prosseguimento às discussões levantadas pelo 14º Plano Quinquenal na última edição, o tema foi a questão das sementes e produtos transgênicos. Nesta edição teremos como foco a promoção da modernização no campo.

Após a conclusão do 13º Plano Quinquenal que tinha como objetivo a erradicação da pobreza extrema, neste artigo as novas prioridades em relação ao desenvolvimento rural são pontuadas. Segundo a agência de notícias Xinhua, a renda per capita dos trabalhadores rurais mais que dobrou desde 2010 e este novo plano tem como objetivo consolidar as conquistas socioeconômicas e o foco agora são as três dimensões rurais “三农” (agricultura, agricultores e áreas rurais).

A China divulgou sua primeira declaração política no âmbito do novo período do Plano Quinquenal que começa este ano, destacando a vitalização rural e a modernização da agricultura como seus principais objetivos.

Como a primeira declaração política divulgada pelo governo central da China a cada ano, o “Documento Central nº 1” é visto como um indicador das prioridades políticas. O trabalho na agricultura e nas áreas rurais tem liderado a agenda do governo por 18 anos consecutivos, desde 2004.

No ano passado, a China completou um esforço de oito anos para erradicar a pobreza extrema na nação mais populosa do mundo, um objetivo-chave do Plano Quinquenal anterior. A prioridade no trabalho rural mudou agora para a modernização da economia rural, com o documento destacando tarefas como a construção de infra-estrutura para a tecnologia da informação, a promoção de tecnologias agrícolas e a construção de sistemas de criação modernos.

A China fortaleceu seu foco na segurança alimentar em face ao impacto da pandemia que atingiu as principais nações exportadoras de alimentos. “A incerteza e a instabilidade da situação externa aumentou significativamente. Sobre a segurança dos grãos, não devemos conduzi-la levianamente nem por um momento”, disse Tang Renjian, o ministro da agricultura, em uma conferência de imprensa, ao mencionar que a população da China ainda estava aumentando.

O projeto anual de política rural lista as metas e tarefas relativas à agricultura e áreas rurais para 2021, bem como uma visão mais ampla para o período até 2025.

Abaixo estão os pontos-chave declarados no documento.

Metas e Tarefas

– Este ano, o país manterá suas áreas semeadas estáveis, com uma produção de grãos superior a 650 bilhões de quilos. Além disso melhorará ainda mais a qualidade dos produtos agrícolas e a segurança alimentar, e garantirá que o crescimento da renda dos agricultores supere a dos residentes urbanos.

– Até 2025, a China verá um progresso substancial na modernização da agricultura e do campo, com realizações vistas a uma base agrícola mais sólida, uma menor diferença de renda entre os residentes rurais e urbanos, e realizando a modernização agrícola onde as condições permitirem.

A transição da Erradicação da Pobreza para a Vitalização Rural

– A China estabelecerá um período de transição de cinco anos para os países que erradicaram a pobreza e gradualmente mudarão o foco da política de redução da pobreza para a promoção da vitalização rural de forma abrangente.

– O país continuará a consolidar os resultados da diminuição da pobreza, promoverá a vitalização rural em áreas que conseguiram erradicar a pobreza e fortalecerá a assistência aos residentes rurais de baixa renda de forma regular.

– A China continuará a fornecer assistência a pessoas com dificuldade de empregabilidade. Também continuará a melhorar mecanismos como a colaboração transregional leste-oeste, enquanto cria mais empregos localmente para as pessoas que sairam recentemente da situação de pobreza.

Modernização agrícola

– O documento enfatiza a capacidade do país de garantir o fornecimento de grãos e produtos agrícolas importantes, incluindo a estabilização da área semeada de grãos e a melhoria do rendimento por unidade de área, acelerando a construção de um

sistema de criação moderno, promovendo a aquicultura verde e saudável e otimizando o comércio de produtos agrícolas.

– A proteção, desenvolvimento e utilização dos recursos de germoplasma agrícola devem ser reforçados e a implementação de grandes projetos científicos e tecnológicos no cultivo biológico agrícola deve ser acelerada.

– O documento enfatiza que o país deve manter uma “linha vermelha” de 1,8 bilhões de mu (120 milhões de hectares) de terra arável. A construção de 100 milhões de mu de terras agricultáveis de alto padrão com rendimentos altos e estáveis, independentemente da seca e das inundações, será concluída este ano.

– Também devem ser feitos esforços para reforçar o apoio fornecido à agricultura moderna pela ciência, tecnologia e equipamentos, no estabelecimento de zonas de demonstração de modernização agrícola, com o objetivo de totalizar 500 zonas até 2025, e para avançar o desenvolvimento verde da agricultura.

Construção Rural

– O país acelerará o planejamento rural e basicamente completará a preparação do planejamento territorial de nível de município em 2021. Ele protegerá vilarejos tradicionais, casas tradicionais e vilarejos e cidades famosas, históricas e culturais.

– A China implementará a construção rural digital, promoverá a rede óptica gigabit rural, comunicações móveis 5G, Internet das Coisas móvel e sincronizará o planejamento com as áreas urbanas. Irá acelerar o uso de satélites de sensoriamento remoto na agricultura, desenvolver a agricultura inteligente, estabelecer grandes sistemas de dados para a agricultura e áreas rurais, promover a integração de novas tecnologias de informação com a produção agrícola e construir uma rede de monitoramento meteorológico agrícola abrangente para melhorar a prevenção de desastres climáticos.

– O país promoverá o consumo rural. Ele irá acelerar a melhoria do sistema de logística rural, promover o e-commerce e construir instalações de armazenamento de produtos agrícolas e de logística da cadeia frias para ajudar na venda direta de produtos agrícolas de seus locais de produção originais.

Fonte:

https://stories.pinduoduo-global.com/articles/china-to-step-up-support-for-modernizing-agriculture-promote-rural-consumption

http://www.gov.cn/zhengce/2021-02/21/content_5588098.htm

Leave a Reply