A recuperação da demanda doméstica e externa, uma base baixa de comparação e horas de produção mais longas (devido às medidas restritivas de viagens para controle da COVID-19 no feriado de Ano Novo Lunar) impulsionou os lucros industriais da China no primeiro bimestre de 2021. As grandes empresas industriais tiveram um aumento de 72,1% quando comparado ao mesmo período em 2019, não sendo possível a comparação com 2020 já que não há dados divulgados. A indústria alimentícia manteve um aumento estável em produção e vendas, e o setor de eletrodomésticos também registrou aumento na produção nos dois primeiros meses do ano. Já as exportações cresceram 60,6%, o melhor número em 26 anos, acompanhando principalmente a demanda internacional por produtos médicos e produtos voltados ao trabalho remoto, assim como as importações cresceram 22,2%.
A estratégia de desenvolvimento chinês desde maio do ano passado e que compõe o 14° Plano Quinquenal, é possível perceber nos resultados econômicos do começo do ano a tendência do que seguirá ocorrendo nos próximos anos. A dupla circulação consiste na proposição que a economia interna e externa se complementam e fortalecem uma a outra, sendo que o mercado doméstico será o principal foco do governo numa tentativa de construir autossuficiência econômica, sem que haja grande dependência de importações e que as cadeias produtivas não dependam unicamente de tecnologia e produtos externos, como foi visto na falta de acesso aos semicondutores a partir de sanções impostas pelos EUA. Portanto, a estratégia passa pelo fortalecimento do consumo doméstico que se entrelaça diretamente com o aumento da classe média e diminuição da desigualdade econômica, e com incentivos à inovação tecnológica. O desafio chinês será conciliar a continuação da abertura econômica com a nova dinâmica econômica interna.
Luiza Helena
Referências:
G1. China registra aumento recorde nas exportações no início de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/03/07/china-registra-aumento-recorde-nas-exportacoes-no-inicio-de-2021.ghtml>.
South China Morning Post. What is China’s dual circulation economic strategy and why is it important? Disponível em : <https://www.scmp.com/economy/china-economy/article/3110184/what-chinas-dual-circulation-economic-strategy-and-why-it>.
XINHUA Português. Indústria de alimentos da China registra crescimento de janeiro a fevereiro. Disponível em: <http://portuguese.xinhuanet.com/2021-03/29/c_139843532.htm>.
XINHUA Português. Lucros industriais da China aceleram recuperação nos dois primeiros meses. Disponível em: <http://portuguese.xinhuanet.com/2021-03/27/c_139840446.htm>.
XINHUA Português. Setor de eletrodomésticos da China registra crescimento de produção em janeiro a fevereiro. Disponível em: <http://portuguese.xinhuanet.com/2021-03/29/c_139843528.htm>.
Leave a Reply