Notícias

NOTÍCIA | “EU NÃO SOU GAIJIN” Produção da TV japonesa NHK

Dirigido por Takeshi Kawakami e produzido pela rede de TV estatal japonesa, NHK, um programa especial sobre os brasileiros no Japão, intitulado “Watashitachi wa gaijin janai (tradução livre: Nós Não Somos Forasteiros) – A história dos 30 anos de risos e lágrimas dos brasileiros no Japão”. Esse documentário enfoca os 30 anos da comunidade brasileira no Japão celebrados em 2020, mostrando como os brasileiros descendentes de japoneses vêem a tradicional comunidade japonesa.

O programa foi realizado pela sucursal NHK de Nagoya, a maior cidade da região de Chubu do Japão e capital da província de Aichi, onde se concentra a maior colônia de brasileiros residentes no país. Com grande força no setor automobilístico (Toyota, Mitsubishi, Daimler Chrysler e Volkswagen se encontram lá), algumas das cidades dessa província contêm sinalizações em português e até escolas brasileiras.

A abordagem através de quadros de apresentação pública bem-humorada e de entrevistas reflete um pouco da realidade dessas comunidades e das incorrências mais comuns do choque de culturas entre os dois países. O monólogo foi encenado com entusiasmo diante do público brasileiro no “Kyūban Danchi”, um conjunto habitacional onde moram muitos brasileiros, pelo ator mundialmente conhecido Issey Ogata.

O roteiro foi escrito por Kankuro Kudo, um dramaturgo de renome no Japão, baseado em episódios reais, e retrata um pouco das dificuldades vividas pelos descendentes de japoneses que vão para o Japão como “dekassegui” e sua força de vontade e resiliência ao viver, em contexto diferente, parte das dificuldades enfrentadas também por seus ancestrais quando vieram às nossas terras.

Vale a pena conferir!


Leave a Reply