BRICS

Curadoria:  Fábio Borges

Curadores Auxiliares:  Victor Hugo Luna Peres,  Ana Carolina  Costa Porto e   Mateus de Sá Barreto.

Pesquisadores Associados
  • Catharina Silva Rocha Pontes
  • Guilherme Henrique Santos de Mello - Graduando UFPE
  • Gustavo de Souza Figueiredo - Graduando - Universidade Federal da Paraíba
  • Mariana Rodrigues Pinheiro
  • Rebecca Araújo Pinheiro Pereira
  • Júlia Montezini da Silva - Graduanda em Relações Internacionais e Integração pela UNILA
  • Damares Lopes de Albuquerque - Graduada em Serviço Social e pós-graduada (lato sensu) em Políticas Públicas pela UFPE , graduada e pós-graduada em Direito pela UNICAP
  • Mateus de Sá Barreto Barros - Professor da Universidade Federal da UFMA/Centro de Ciências de São Bernardo
  • Matheus Barros Carvalho da Costa Graduando - UFPE
  • Kelly da Silva Santos - Graduanda- Universidade Federal da Paraíba
  • Marta Bezerra de Almeida - Mestre em Memória e Acervo pela Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Elane Dornelles Ricarte - Graduanda em Relações Internacionais e Integração pela UNILA

“Do acrônimo do mercado à concertação político-diplomática”, o agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) compreende um dos mais importantes conjuntos de países do sistema internacional (SI) na contemporaneidade. O grupo, as suas relações internas, bem como as suas interações com os demais atores do SI, apresentam características de interesse de especialistas e não especialistas. A Curadoria do BRICS tem como objetivo servir como um espaço amplo de atividades (congressos, encontros, seminários, mesas-redondas, simpósios, painéis, fóruns, conferências, jornadas, cursos, colóquios, workshops e produção de materiais científicos) que os auxiliem nessa jornada. Para tanto, ela se estrutura em três linhas de pesquisas, as quais compreendem os três pilares do BRICS: Linha de Pesquisa Político-Securitária, Linha de Pesquisa Econômico-Financeira, e Linha de Pesquisa de Intercâmbios Culturais e Interpessoais. E o mais importante: ela conta com a expertise necessária de todos os membros.

────────────

BRICS

“Da sigla de mercado à concertação político-diplomática”, o agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) compreende um dos mais importantes grupos de países do sistema internacional (SI) hoje. O grupo, suas relações internas, bem como suas interações com outros atores do SI, constituem fenômenos de interesse para especialistas e não especialistas. A Curadoria BRICS (CEASIA/UFPE) visa servir como um amplo espaço de atividades (congressos, reuniões, seminários, mesas redondas, simpósios, painéis, fóruns, conferências, jornadas, cursos, colóquios, workshops e produção de materiais científicos) para auxiliá-los nessa jornada. Para tanto, está estruturada em três linhas de pesquisa, que compreendem os três pilares do BRICS: Linha de Pesquisa Político-Segurança, Linha de Pesquisa Econômico-Financeira e Linha de Pesquisa Intercâmbios Culturais e Interpessoais. E o mais importante, conta com a indispensável expertise de todos os seus membros.

────────────

BRICS

“Das siglas do mercado à concertação político-diplomática”, o agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) compreende um dos grupos de países mais importantes do sistema internacional (SI) na actualidade. O grupo, suas relações internacionais, bem como suas interações com outros atores da SI, constituem fenômenos de interesse para especialistas e não especialistas. A Curaduría BRICS (CEASIA / UFPE) tem como objetivo servir como um amplo espaço de atividades (congresos, reuniões, seminários, mesas redondas, simpósios, painéis, fóruns, conferências, jornadas, cursos, colóquios, palestras e produção de material científico) para ajude-os nesta viagem. Para isso, foi estruturado em três linhas de investigação, que compreendem os três pilares dos BRICS: Linha de Investigação Política-Segurança, Linha de Investigação Econômica-Financeira e Linha de Investigação de Intercâmbios Culturais e Interpessoais. E o mais importante, você tem a experiência indispensável para todos os seus membros.


Bibliografia básica

BAUMANN, Renato [et al.]. Estudos e documentos . Brasília: FUNAG, 2015. Disponível em: <http://funag.gov.br/biblioteca/download/1126-BRICS-Estudos_e_Documentos.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2021.

COOPER, Andrew F. BRICS: Uma introdução muito curta. NY: Oxford University Press, 2016.

O’NEILL, Jim. Construindo BRICs Econômicos Globais Melhores. Artigo de Economia Global , N°. 66, 2001. Disponível em: < https://www.goldmansachs.com/insights/archive/archive-pdfs/build-better-brics.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2021.

STUENKEL, Oliver. Os BRICS e o futuro da ordem global . EUA: Lexington Books, 2016. “Do acrônimo do mercado à concertação político-diplomática”, o agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) compreende um dos mais importantes conjuntos de países do sistema internacional (SI) na contemporaneidade. O grupo, as suas relações internas, bem como as suas interações com os demais atores do SI, apresentam características de interesse de especialistas e não especialistas. A Curadoria do BRICS (IEÁSIA/UFPE) tem como objetivo servir como um espaço amplo de atividades (congressos, encontros, seminários, mesas-redondas, simpósios, painéis, fóruns, conferências, jornadas, cursos, colóquios, workshops e produção de materiais científicos ) que os auxilia nessa jornada. Para tanto, ela se estrutura em três linhas de pesquisas, as quais compreendem os três pilares do BRICS: Linha de Pesquisa Político-Securitária, Linha de Pesquisa Econômico-Financeira, e Linha de Pesquisa de Intercâmbios Culturais e Interpessoais. E o mais importante: ela conta com a expertise necessária de todos os membros.